Como fazer Tapioca de carne seca e catupiry

Tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira de origem indígena a tapioca  ou beiju é feita com a fécula extraída da mandioca e conhecida como goma da tapioca, polvilho doce, goma seca, que ao ser  espalhada em uma frigideira é aquecida aglutina-se virando um tipo de panqueca seca.

 

O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco, açúcar, leite condensado ou queijo.

Tapioca de carne seca

É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil

A tapioca é pouco calórica , melhora a Digestão ajudando a regular o trânsito intestinal, prevenindo inflamação e dores adnominais. Podendo ser doce ou salgada a tapioca de carne seca e catupiry é muito pedida por todos, carne-seca também é chamada carne do ceará, ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá, sambamba e sumaca.São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

São muito consumidas em receitas de norte a sul do Brasil, mas principalmente do nordeste. Sendo muito conhecida como “carne-seca”, “charque” e “carne de sol”, no entanto, existem diferenças basicamente no modo de preparação. A carne-seca é colocada manualmente em pouca salmoura, empilhada e exposta por pouco tempo ao sol, o produto final mantém algumas características do corte original.A charque, é  salgada e exposta ao sol intensos, por dias.

Tapioca de carne seca e catupiry é muito fácil de fazer, mais tem um segredo a umidade da massa. Assista o vídeo e descubra o segredo do ponto da massa.

Como fazer Tapioca de carne seca e catupiry

Massa:

200 gramas de polvilho doce

80 ml de água

Recheio:

500 gramas de carne seca

200 gramas de catupiry

cebola a gosto

tomate a gosto

veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Veja mais:

Tapioca de Coco e leite condensado

Beirute Sem Glúten

Calzone de berinjela e mussarela

Requeijão do Norte

Receita de quebra-queixo

 

Se você gostou da receita clique em curtir e compartilhe!

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *