Receita de cuscuz tradicional

O cuscuz é de origem árabe, mais ao chegar ao Brasil, recebeu diferentes variações. Sendo muito apreciado na culinária brasileira, tendo diversos sabores, podendo ser consumido nas três principais refeições ou sendo utilizado como farofa.

 

O cuscuz é preparado no cuscuzeiro ou cuscuzeira pode ser de milho e carimã. Na Região Norte, o cuscuz pode ser doce e consumido com leite de coco,  no café da manhã, acompanhado de tapioca, iguaria popular em todo o Brasil.

Cuscuz

 

Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países

Em Portugal acredita-se que chegou no reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo mencionado na obra de Gil Vicente. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus.

O cuscuz tradicional  pode ser feito à base de farinha de milho, arroz ou mandioca. A massa é salgada e levemente umedecida,e posta pra marinar para incorporar o sal e inchar a massa e depois cozido no vapor. No nordeste consumido com leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque. Antigamente no Nordeste, o cuscuz era feito com milho triturado no pilão e moído em moinho de pedra, sendo em seguida cozido na panela, envolto por um pano (tipo pano de prato).

A Receita de cuscuz tradicional e feita a base de farinha de milho, sal e água, o cuscuz no Brasil, tem uma diversidade de sabores; cuscuz doce com leite de coco e açúcar e o cuscuz–paulista pode ser feito com Cuscuz de farinha de milho, feito com peixe e camarão, ou galinha, ovos cozidos e muito tempero. Fácil e rápido de fazer:

Vamos a receita:

 

Receita de cuscuz tradicional

250 gramas de farinha de milho

100 ml de água

sal a gosto

Assista o vídeo :

Veja mais:

 

Vaca atolada

Sopa de mandioca com carne seca

Requeijão do Norte

 

Se você gostou da receita, compartilhe!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *