Vaca atolada

Vaca atolada é uma combinação perfeita de costela de boi e  mandioca temperada com sal, alho e cebola.

 

A mandioca é a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, é ainda um dos principais alimentos básicos no mundo em desenvolvimento, existindo na dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas, sendo muito apreciada em todo território brasileiro.

Vaca atolada - costela com mandioca

 

 Vaca atolada é um prato típico da comida caipira

Tendo como principais ingredientes costela bovina e mandioca, muito popular em estados como Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco .Os Tropeiros do vale do Paraíba carregavam no embornal (um tipo de sacola confeccionada a parti do couro de boi) a  carne era mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.

Ao se dirigirem às Minas Gerais, transpondo a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.

No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalmente feita com costelas de boi, uma carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes, e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas.

 

Receita de vaca atolada – costela com mandioca

 

Ingredientes:

 

– 2 quilos de costela de boi
– 1 quilo de mandioca descascada
– 1 cebola grande picada
– 1 colher de sopa de sal
– 4 dentes de alho
– 2 colheres de sopa de mostarda
– 1 1/2 litro e meio de água
– 4 colheres de sopa de extrato de tomate
– 1 colher de sopa de óleo
– 1 colher de sopa de colorau
– coentro e cebolinha picada a gosto
– 2 pimentas malagueta]

 

Modo de preparo:

Refogue a carne e a cebola, acrescente o colorau, o extrato de tomate, o coentro e a cebolinha, as pimentas e um litro e meio de água, cozinhe por 20 minutos na panela de pressão, após acrescente a mandioca e cozinhe por 15 minutos na pressão.

Tempo de cozimento 35 minutos.

 

Assista o vídeo:


Veja mais:

Sopa de mandioca com carne seca

Caldo de mocoto

Requeijão do Norte

Torta de banana de liquidificador

Tapioca de Coco e leite condensado

 

Se você gostou da receita clique em curtir e compartilhe!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *